sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Atividade com Hipertexto.













Bullying

Na Escola

















O que é Bullying?



Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais colegas.



Origem do nome.



O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.








Onde ocorre o Bullying?



O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social como:



  • Escolas;
  • Famílias;
  • Vizinhança;
  • Universidades;
  • Trabalho, entre outros.



O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo, pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.















Comportamentos que Caracterizam o Bullying



  • insultar a vítima;
  • acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada;
  • ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
  • interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os.
  • espalhar rumores negativos sobre a vítima;
  • depreciar a vítima sem qualquer motivo;
  • fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando-a para seguir as ordens;
  • colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully;
  • fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência;
  • isolamento social da vítima;
  • usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas, comunidades ou perfis sobre a vítima em sites de relacionamento com publicação de fotos etc);
  • expressões ameaçadoras;
  • grafitagem depreciativa;
  • usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com frequência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita");
  • fazer que a vítima passe vergonha na frente de várias pessoas.




Sinais e Sintomas Possíveis de Vítimas de Bullying












Atividades





Projetos de Aprendizagem.

As atribuições do profissional da educação são diversas, entre elas a de mediador do saber é fundamental. O educador como mediador deve buscar situações de aprendizagem que permitam ao aluno a construção do conhecimento através de pesquisas, indagações e formulações de experiências.

Durante essas situações de aprendizagem que envolvem diversas áreas do conhecimento, a utilização de tecnologias de informação e comunicação são essenciais para a construção do conhecimento, na medida que elas fornecem informações, agilidade nas pesquisas, mecanismos para elaboração dos projetos e recursos tecnológicos para apresentação dos projetos elaborados.

Diante dos diversos recursos tecnológicos a postura do educador passa a ser a de mediador do saber.

Trabalhar com projetos de aprendizagem na escola se tornou uma proposta inovadora e desafiadora. Inovadora pois quebra com a rotina de sala de aula ainda desempenhada por muitos professores e cobrada pela maioria dos alunos que esperam um comportamento tradicional por parte dos professores. Desafiadora, pois propõe uma prática pedagógica mais participativa e construtiva onde há integração do conhecimento com as diversas mídias e recursos tecnológicos.

As atribuições do educador e dos alunos são distintas no momento em que o educador tem o papel de mediador criando situações de aprendizagem e o aluno tem o papel de investigador onde , na medida em que suas descobertas vão avançando ele vai construindo seu conhecimento. Em diversos momentos porém, as atribuições do educador e do aluno se confundem, pois no momento em que acontece a construção do saber existe uma troca de experiências e conhecimentos prévios onde os dois aprendem e ensinam ao mesmo tempo.

Podemos entender então que trabalhar com projetos pedagógicos implica em desenvolver novas formas de aprender e ensinar, utilizando recursos tecnológicos de forma significativa e adequada, ou seja, implica em se redescobrir como educador dentro de uma nova prática pedagógica.

Quem Sou Eu Como Professor e Aprendiz

Diante do novo cenário da educação, acompanhar as mudanças se tornou essencial para o sucesso educacional.

Como professor devemos despertar a curiosidade e o interesse do aluno pelos conteúdos trabalhados e sala de aula, buscando sempre relacioná-los om seu cotidiano.

Mostrar que não é interessante aprender para passar de ano, mas sim aprender para a vida. O aluno precisa estar preparado para lidar com as novas tecnologias e até mesmo fazer uso delas para expressar seus conhecimentos, interagindo em sala de aula com o professor e com os outros alunos.

É nessa troca de conhecimentos que a aprendizagem flui. A sala de aula como espaço interativo, como laboratório de aprendizagem onde todos ensinam e todos aprendem através das trocas de experiências.

Manter-se aberto para o novo e para novas possibilidades que favoreçam a aprendizagem é primordial para que todos os envolvidos direta e indiretamente com o processo educativo obtenham sucesso.

Reflexões Iniciais.


 
Ao analisarmos o cenário da educação nos últimos dez anos, vimos que muitas mudanças aconteceram. Uma delas é a inclusão de novas tecnologias no dia-a-dia de sala de aula. Tecnologias essas que estão presentes no cotidiano do aluno dentro e fora da escola.

A educação como processo contínuo tem exigido dos profissionais envolvidos uma constante atualização e comprometimento. Atualização no sentido de buscar aprender a usar as novas tecnologias e comprometimento no sentido de utilizá-las proporcionando a aprendizagem ao aluno.

Os alunos estão cada vez mais exigentes e críticos. Neste sentido, torna-se essencial que os profissionais da educação estejam atualizados, ou seja, estejam buscando novas formas e tecnologias da educação que favoreçam a aprendizagem, bem como, se torna necessário um maior investimento na educação para que as escolas possam disponibilizar tais recursos tecnológicos.

Este novo cenário na educação brasileira se tornou um desafio aos educadores, visto que surgiram novos recursos que, se utilizados em sala de aula, permitirão ao educador e ao educando uma maior interação com os conteúdos.

Como educadores sentimos a necessidade de aperfeiçoamento e comprometimento diante desse novo panorama social e educacional. A nossa aprendizagem também precisa ser constante, para que nossos alunos possam nos ver como exemplo de superação dos novos desafios.

Diante do exposto, vemos que a escola precisa acompanhar as novas tendências tecnológicas disponibilizando novos recursos, bem como capacitando os educadores para que possam utilizá-los da melhor forma possível, favorecendo ao aluno uma melhor aprendizagem. Infelizmente ainda temos muitos desafios, pois toda mudança enfrenta resistência.