sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Projetos de Aprendizagem.

As atribuições do profissional da educação são diversas, entre elas a de mediador do saber é fundamental. O educador como mediador deve buscar situações de aprendizagem que permitam ao aluno a construção do conhecimento através de pesquisas, indagações e formulações de experiências.

Durante essas situações de aprendizagem que envolvem diversas áreas do conhecimento, a utilização de tecnologias de informação e comunicação são essenciais para a construção do conhecimento, na medida que elas fornecem informações, agilidade nas pesquisas, mecanismos para elaboração dos projetos e recursos tecnológicos para apresentação dos projetos elaborados.

Diante dos diversos recursos tecnológicos a postura do educador passa a ser a de mediador do saber.

Trabalhar com projetos de aprendizagem na escola se tornou uma proposta inovadora e desafiadora. Inovadora pois quebra com a rotina de sala de aula ainda desempenhada por muitos professores e cobrada pela maioria dos alunos que esperam um comportamento tradicional por parte dos professores. Desafiadora, pois propõe uma prática pedagógica mais participativa e construtiva onde há integração do conhecimento com as diversas mídias e recursos tecnológicos.

As atribuições do educador e dos alunos são distintas no momento em que o educador tem o papel de mediador criando situações de aprendizagem e o aluno tem o papel de investigador onde , na medida em que suas descobertas vão avançando ele vai construindo seu conhecimento. Em diversos momentos porém, as atribuições do educador e do aluno se confundem, pois no momento em que acontece a construção do saber existe uma troca de experiências e conhecimentos prévios onde os dois aprendem e ensinam ao mesmo tempo.

Podemos entender então que trabalhar com projetos pedagógicos implica em desenvolver novas formas de aprender e ensinar, utilizando recursos tecnológicos de forma significativa e adequada, ou seja, implica em se redescobrir como educador dentro de uma nova prática pedagógica.

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